Agostinho e Tomás de Aquino


Agostinho carregava a bagagem da filosofia grega, no caso, a teoria herdada de Platão – mundo sensível e mundo das ideias – pois, segundo (Aranha; Martins, 2003), era o pensamento que mais se adaptava à fé cristã. Algo que foi a marca de Agostinho – a teoria da iluminação – mudou do mundo das ideias para o mundo das ideias divinas, do místico. A preocupação de Agostinho era defender a fé cristã diante das heresias apresentadas também pela filosofia das época, e neste período, Idade Média, a razão foi subordinada a fé, pois, para ele, a fé vem antes do conhecimento e da razão.

Tomás de Aquino, segundo (Trigo, 2009), alforriou o pensamento de Aristóteles, e o ajustou com a reflexão cristã. O que levou à construção de uma doutrina cristã extremamente complexa. O grande passo de Tomás de Aquino para a reflexão filosófica e teológica está no rigor que o pensamento tomista exige da pessoa no preparo para filosofar, pois toda asseveração precisa ser analisada nos mínimos detalhes.

A diferença que vimos entre Agostinho e Tomás de Aquino foi:
– Agostinho desenvolveu um pensamento filosófico distante da vida, voltado ao místico – transcendente. Ele usou o pensamento platônico como ferramenta para a apologia da fé cristã.
– Tomás de Aquino estabeleceu um novo paradigma para a produção do conhecimento, que toda afirmação precisava ser analisada nos mínimos detalhes. Sua contribuição foi muito importante para a teoria do conhecimento, e do pensamento complexo.

Fonte: Participação no "fórum de discussão" na disciplina "Teoria do conhecimento" do Bacharel em teologia - Integralização da Faculdade Teológica Refidim.
Autor: Márcio Batista



______________________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou  trabalhos científicos devem seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site, implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Márcio Batista de Florianópolis, SC, Brasil.

Postagens mais visitadas

Imagem

Produções gratuitas

Imagem

Rádio Evangelismo

Imagem

Vontade de Deus