Relação existente entre Religião e Cultura


A sociedade é regimentada por leis – constituição – e estas criadas por legisladores que a representam. Se a sociedade é cristã, estas leis terão sua base na moral e princípios cristãos. Por exemplo, em 2003 nos Estados Unidos, o presidente do Tribunal Supremo de Justiça de Alabama, Ray Moore, que instalou um monumento aos Dez Mandamentos, erguido em um edifício público da cidade de Montgomery, capital do estado de Alabama, na rotunda do edifício de tribunais, alega que a escultura representa os alicerces morais da lei dos Estados Unidos. Para alguns Republicanos, os Dez Mandamentos cumprem um papel secular importante no desenvolvimento da lei e cultura americana.

A religião tem um papel importantíssimo na cultura de um povo. O reavivamento do século 18 nos Estados Unidos produziu um grande aumento no número de adesões às igrejas. A pregação era anunciada diretamente a grupos marginalizados da sociedade. O missionário David Brainerd levou o Evangelho aos indígenas do leste de Nova Jersey. Outro exemplo foi o missionário Samuel Davies na Virgínia pregou aos escravos. Através de Jonathan Edwards, o avivamento gerou um movimento de reforma social nos Estados Unidos. Os protestos de Samuel Hopkins insistentes contra a escravidão ganharam espaço em Newport, Rhode Island. O destaque dado pelos pregadores aos ouvintes simples como objeto da graça de Deus, com a importância de uma decisão pessoal, fortaleceram na sociedade daquela época, noções de igualdade, democracia e responsabilidade pessoal que contribuíram para o processo que levou à independência dos Estados Unidos.

Sem dúvida, a religião tem um papel muito importante na cultura de uma sociedade. Sanchez Vasquez disse “a religião inclui modos de regulamentação das relações humanas. No caso especificamente cristão, trata-se dos mandamentos de Deus”. A Missão Integral tem contribuído para uma grande mudança, seja social ou cultural, na sociedade latino-americana, por exemplo: No Clade II, os participantes estabeleceram alguns princípios para a ação social e política evangélica. A atividade social e política das igrejas evangélicas teriam por objetivo o indivíduo, a família, a educação, o trabalho, a economia, a saúde, a cultura, os direitos humanos, os meios de comunicação e as relações internacionais.

Será que a cultura pode influenciar a religião? Sim. No Brasil, por exemplo, os católicos portugueses trouxeram a sua religião e pela força da espada aos indígenas. Muitos sacerdotes e padres fizeram contato com a religiosidade indígena do novo território, no qual se aproximaram ambas as religiosidades. Crenças e práticas religiosas cristãs são misturadas, facilmente, às formas não cristãs de religiosidade, como a indígena e africana, resultando quase uma nova religião, mesclada com elementos indígenas e cristãos – danças, festas, divindades, sacrifícios e oferendas, típicas de uma religiosidade indígena, que acompanham a fé cristã de boa parte do povo brasileiro; e elementos africanos e cristãos, que no caso, o catolicismo – a identificação e assimilação dos personagens bíblicos e cristãos com divindades africanas. Diante deste quadro, para que o movimento evangélico cresça no Brasil, muitas são as possibilidades que permitem outra evangelização, de caráter contextual e integral, e assim, superar os efeitos negativos desta mistura religiosa.

Referências Bibliográficas
-Supremo se abstém em debate sobre monumento religioso. Disponível em: http://www.adventistas.com/agosto2003/clipping_monumento.htm. Acesso em: 31 de maio de 2015.
-Supremo dos EUA decide a favor dos Dez Mandamentos. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/mundo/ft2806200502.htm#. Acesso em: 31 de maio de 2015.
-MATOS, Aldery de Souza. O protestantismo Norte-americano: Séculos 17 a 19. In: Instituto Presbiteriano Makenzie. Acesso em: http://www.mackenzie.br/7111.html. Disponível em: 31 de maio de 2015
-Religião e a religiosidade do povo brasileiro. Pág. 17. In: Filosofia e Religião – Unidade II. Joinville: CEEDUC, 2015.

Autor: Márcio Batista.
Fonte: Texto produzido para uma dissertação da disciplina Filosofia e Religião na Integralização do Bacharel de Teologia da Faculdade Refidim de Joinville, SC.



______________________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou  trabalhos científicos devem seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site, implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Márcio Batista de Florianópolis, SC, Brasil.

Postagens mais visitadas

Imagem

Produções gratuitas

Imagem

Rádio Evangelismo

Imagem

Vontade de Deus