Teologia e Comunicação


Estivemos ministrando neste último dia 25 de Julho na AD Mais de Cristo de Florianópolis a disciplina "Teologia e Comunicação" no Intensivão de Teologia da Faculdade Mais de Cristo. O evento pontuou os alunos com 4 horas/aula e deu a eles a eliminação de um seminário, necessário para o curso Bacharel Livre em Teologia.

Falamos sobre o que é comunicação?, por exemplo, segundo Bordenave, "é a forma como as pessoas se relacionam entre si, dividindo e trocando experiências, ideias, sentimentos, informações, modificando mutuamente a sociedade onde estão inseridas. Sem a comunicação, cada um de nós seria um mundo isolado". Também abordamos como acontece a comunicação?, depois como comunicar?, "o artesão usa o barro, sua mão, sua voz para transmitir conhecimento ao filho". Falamos sobre como era a comunicação? e por que devemos comunicar? Neste ponto, abordamos que a comunicação é necessária devido a três importantes razões vividas pelo comunicador, seja ele cristão ou não: valorizar, amar e preservar.

Neste intensivão, abordamos também os meios de comunicação mais utilizados nas Igrejas e como devemos usá-los para a propagação do Evangelho, haja vista, a existência e permanência da Igreja na terra - cumprir o "Ide de Jesus" (Mc 16.15).

Falamos sobre como usar o Rádio, como ferramenta de evangelização, criando segmentos (quadros) para chamar a atenção dos ouvintes, entre eles, a "radio-novela" ou "teatro em áudio". Mostramos alguns exemplos de gravações, ensinamos como montar um roteiro, criando e utilizando os efeitos sonoros, gravação das vozes, montagem e edição dos segmentos.


Prometemos que em um próximo encontro, estaríamos falando sobre a pregação verbal, a ferramenta mais utilizada nas comunidades cristãs em todo o mundo, também chamada de prédica. Falaremos sobre postura, ética no púlpito, gesticulação, articulação, enfim, alguns toques de oratória no púlpito, tão necessária aos acadêmicos em Teologia - futuros pregadores e obreiros da Igreja.

_______________________________________
Referência Bibliográficas
BORDENAVE, Juan Díaz. O que é comunicação. S. Paulo: Brasiliense, 2002 (27a. ed.). P. 12 a 29 e 35 a 41.
BELTRÃO, Luiz e QUIRINO, Newton de Oliveira. Subsídios para uma teoria da comunicação de massa. São Paulo: Summus, 1986. P. 21 a 24.
GIOVANNINI, Giovani. Evolução na comunicação. Rio: Nova Fronteira, 1984. P. 23 a 83.

Texto: Márcio Batista



______________________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou  trabalhos científicos devem seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site, implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Márcio Batista de Florianópolis, SC, Brasil.

Postagens mais visitadas

Imagem

Vontade de Deus