Estilos de liderança


Como deve ser o estilo de liderança do líder cristão?

Em primeiro lugar o que seria liderar? Liderar, segundo Bueno, significa dirigir; conduzir; estar primeiro lugar; comandar. Todos podem liderar? Depende. Augusto Cury disse “o maior líder é aquele que reconhece sua pequenez, extrai força de sua humildade e experiência da sua fragilidade”. A liderança só ocorre quando o líder faz as coisas acontecerem. Depende da capacitação, seja ela metódica ou aplicada. É necessário por parte do líder, a busca pelo conhecimento de suas obrigações e funções, conhecendo mais de perto seus liderados.

Na bíblia encontramos exemplos claros de líderes que desafiaram sua “pequenez”, como dizia Augusto Cury. Por exemplo, Moisés foi escolhido por Deus, disse que não seria capaz, mas resolveu fazer a vontade de Deus, Ex 18.13-27. Ele agiu com humildade ao ouvir os conselhos de seu sogro Jetro, escolheu homens abnegados e os preparou para assumir as responsabilidades e foi criterioso nas escolhas de seus líderes.

O líder precisa reconhecer o valor dos outros, sabendo que muitos dos dons são dados por Deus aos homens e estes devem ser administrados com graça e sabedoria.

O líder não deve impor seu programa de trabalho e cobrar sua execução, também não pode deixa-los à vontade e executarem o que “der na telha”, mas sim, ser o exemplo em suas execuções. Como se chamaria este tipo de liderança? Liderança democrática participativa.

Certa vez o pastor Valmor Leonel Batista, na década de 90 na cidade de Florianópolis, trouxe um estudo aos obreiros da Igreja Evangélica Assembléia de Deus de Florianópolis, onde ele pastoreava, sobre tipos de liderança. Uma delas foi justamente esta: Democrática Participativa. Ela é o tipo de liderança ideal para a Igreja, onde o líder sente-se seguro de si mesmo, ele consegue observar todos os diferentes tipos de pessoas que há em sua comunidade e como deve trabalhar com cada uma delas. É importante salientar que o líder democrático participativo precisa respeitar e descobrir novas oportunidades em seus liderados.

O líder deve ser o exemplo, diante de todos mostra como se faz e motiva-os, busca todos os meios e esforços para manter-se competente, paciente e honesto. Procura de todas as formas envolver todos em suas atividades, dando novas oportunidades.

Este tipo de liderança está no líder que tem autoconfiança dependente de Deus – pois conta com a ajuda do Espírito Santo, sabe realmente o que quer, em seus lábios há palavras de fé e encorajamento, é equilibrado os ouvir as opiniões e sugestões.

Finalmente, os líderes, sem dúvida, são diferentes uns dos outros, mas, um líder consciente sabe que em certas situações deverá empregar uma liderança mais firme e severa – quando se trata de um liderado rebelde. E para o bem do grupo, terá que tomar uma postura mais maleável, entendendo que as pessoas estão ali para “somar e multiplicar”, e não para dividir o grupo – isso chama-se de flexibilidade.

O líder capaz é maduro, prudente, sábio, responsável, e entende o caminho que deve tomar em cada situação, pois possui a graça de Deus e a orientação do Espírito Santo.

Referencias Bibliográficas:
BUENO, Silveira : minidicionário da língua portuguesa / Silveira Bueno. – 2. Ed. – São Paulo : FTD, 2007.
BATISTA, Valmor Leonel. Passos da Liderança Cristã. Apostila: Estudos de dirigentes da IEAD Florianópolis. 1990-1996.

Texto: Márcio Batista
Foto: Pr John Piper (Igreja Batista Bethlehem, em Minneapolis, Minnesota, EUA)



______________________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou  trabalhos científicos devem seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site, implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Márcio Batista de Florianópolis, SC, Brasil.

Postagens mais visitadas

Imagem

Produções gratuitas

Imagem

Rádio Evangelismo

Imagem

Vontade de Deus