Tsunamis nas Américas, nulo!


Há uma série de filmes de ficção científica acontecendo na cabeça de muita gente... isso mesmo! Por exemplo, uma doutora ¹ nos Estados Unidos teve um sonho que a América estaria sendo atingida por tsunamis.

Podemos sonhar com acontecimentos como esse, tsunami? Sim, sem dúvida. Mas quando sonhamos seria um aviso de Deus? Sim e não. Depende de alguns fatores que vamos abordar aqui neste artigo.

Jamais um tsunami aconteceria onde não há uma previsão científica! Vou repetir, "jamais acontece um tsunami onde não há uma previsão científica e meteorológica". Isso mesmo!

Vamos ao mapa:

Mapa (2)

Neste mapa podemos ver que o epicentro do tsunami é a movimentação de choque entre as placas tectônicas onde uma parte da terra é erguida devido a este movimento das placas no sentido "convergente", como é o caso da placa Indo-Australiana colide com a Euro-Asiática - limite convergente. Os terrenos entre elas são erguidos, formando altas montanhas. Ocorrem violentos sismos e nesta região podem ocorrer os tsunamis.

Por exemplo, acompanhamos na mídia um tsunami que ocorreu na Oceania, fruto deste tipo de abalo sísmico.

Mas, nas américas? Veja este mapa:

Mapa (3)

Observando este mapa, o tsunami só ocorre diante dos pontos "convergentes" da movimentação das placas tectônicas. No mapa, onde ocorrem esse tipo de movimento? Somente na região do Mar Mediterrâneo, no Oceano Pacífico próximo a Cordilheira dos Andes (Chile) até São Francisco nos EUA, também no Oceano Pacífico próximo a Austrália e próximo ao Japão.

No Oceano Atlântico JAMAIS pode ocorrer um tsunami, por quê? Porque a zona de movimentação das placas tectônicas é "divergente", elas se abrem. Conforme o mapa na parte superior direita há a seguinte explicação:
Na Dorsal Médio-Atlântica, o material quente no manto sai pelo rifte, originando crosta oceânica. A Placa Norte-Americana e a Euro-Asiática afastam-se - limite divergente. A atividade vulcânica e sísmica é variável.
Segundo o site Apolo 11, no Brasil aconteceu um grande maremoto que devastou a cidade de São Vicente/SP em 1541. Até hoje os pesquisadores não sabem ao certo o que causou o tsunami. Depois desta data, mais nada se sucedeu.

Em 2001, a erupção do vulcão Cumbre Vieja - localizado no arquipélago das Ilhas Canárias, na costa oeste da África - preocupou alguns cientistas, pois se houvesse uma erupção muito forte, uma grande quantidade de terra - cerca de 500 bilhões de toneladas - despejando no mar, produziria um mega tsunami. Claro, ele perderia sua força no caminho, mas atingiria o Caribe, Flórida e costas norte e nordeste do Brasil, além do oeste da Europa. Segundo os defensores dessa teoria, as ondas de 40 metros de altura atingiriam a região Norte do Brasil em 8 a 9 horas.
Essa hipótese de um tsunami provocado pelo Cumbre não é compartilhada por todos os cientistas, que acreditam que o vulcão não tem energia suficiente para provocar um mega terremoto dessas proporções. Em 1949, uma erupção fez o cume da montanha cair vários metros adentro do Oceano Atlântico, mas não provocou qualquer tsunami. O vulcão apresenta fortes erupções a cada 200 ou 300 anos e a última grande erupção ocorreu em 1971, também sem consequências. Isso significa que se depender do Cumbre Vieja podemos ficar tranquilos pelos próximos três séculos (4)
Finalizando, segundo a ciência, é praticamente NULO acontecer um tsunami no Brasil. Em termos de porcentagem? A resposta é 0% em relação a outras regiões continentais do mundo.

Minha opinião sobre o assunto: Não acredito nestes sonhos, porque a ciência nos diz que é praticamente nulo acontecer um fato desse. A única coisa que me daria uma preocupação seria, se cair um meteoro no Oceano Atlântico, claro, sem dúvida, tudo pode acontecer, até mesmo uma explosão cósmica, seria uma catástrofe mundial. Como dizia o papai, o saudoso pastor Valmor Leonel Batista, "comem muito feijão antes de dormir e acabam sonhando 'cousas'". Que  todos nós possamos vigiar e orar. Diante de todos estes sonhos, o que devemos fazer? Apenas orar, servir a Jesus e esperar a Sua volta.

Texto: Márcio Batista

Fonte Bibliográfica:
(1) GREEN. Patricia Dra. Prophecies from Dr. Patricia Green. In: The Prphecy Club. Acesso em 19 de agosto de 2015. Disponível em: http://www.prophecyclub.com/latest-prophecies/prophecies-from-dr-patricia-green.
(2) JOMC 484. Killer Wave Tsunami Infographic. Acesso em 19 de agosto de 2015. Disponível em: https://kevinuhrmacher.files.wordpress.com/2013/02/uhrmacher_tsunami.jpg.
(3) NOWATZKI, Alexei Professor. Geografia. Acesso em: 19 de agosto de 2015. Disponível em: http://files.professoralexeinowatzki.webnode.com.br/200000107-c474cc56e8/tectonica_global.jpg.
(4) Podemos ter um tsunami no Brasil? In: Apolo 11 Terremotos globais. Acesso em: 19 de agosto de 2015. Disponível em: http://www.apolo11.com/perguntas_e_respostas_sobre_terremotos.php?faq=11.



______________________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou  trabalhos científicos devem seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site, implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Márcio Batista de Florianópolis, SC, Brasil.

Postagens mais visitadas

Imagem

Vontade de Deus