Poder Pentecostal


João Batista no Novo Testamento é o primeiro a falar sobre a atuação do Espírito Santo, ao dar testemunho de Jesus, ele diz “... Ele vos batizará no Espírito Santo e com fogo”, (Mt 3.11). Jesus em Seu ministério terreno estava em ação pela energia sobrenatural do Espírito Santo. Esta foi à capacitação de Jesus para exercer o seu ministério, a exemplo disto, a Igreja de Jesus precisa da presença do Espírito Santo para atuar com autoridade e poder sobrenatural.

Dentro do movimento Pentecostal, e no seu ensino teológico, a Teologia Pentecostal, ensina-se a importância do novo converso receber o batismo no Espírito Santo. Esta ação faz com que o novo convertido seja cheio dEle e viva uma vida de autoridade – poder – e com coragem para testemunhar do amor de Deus às pessoas. Eis a razão do batismo no Espírito Santo.

A palavra “batismo” vem do grego “baptismo” e significa “imersão ou mergulho”. É estar totalmente imergido no Espírito, como acontece no batismo nas águas, imergir, transbordar, nadar no Espírito, e pela fé o indivíduo fala em novas línguas – mistério compreendido somente por Deus.

Segundo Wyckoff, “os pentecostais acreditam firmemente que o propósito primário do batismo no Espírito Santo é o poder para o serviço”. Jesus quando estava na sinagoga e leu o profeta Isaías 60.1, “O espírito do Senhor DEUS está sobre mim; porque o SENHOR me ungiu, para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos”, de fato, Jesus aplicou este texto a Sua própria pessoa, dando-lhe a oportunidade de mostrar que o Reino de Deus havia chegado e o plano de ação de Seu ministério estava iniciando. A atuação do Espírito Santo na vida do crente lhe capacita para falar do amor de Deus, repreender as enfermidades, levar o Evangelho que transforma vidas.

O batismo no Espírito Santo é muito importante para a Teologia Pentecostal porque é a mola mestra da Igreja de Cristo na terra, para que os cristãos vivam uma espiritualidade mais profunda com Deus (Jo 16.13), para que os testifique da sua adoção espiritual com Deus (Gl 5.18). Na Teologia Sistemática Pentecostal há dois títulos de estudos: Pneumatologia estuda-se a espiritualidade de modo geral, e, Paracletologia estuda-se mais precisamente sobre a terceira pessoa da trindade, o Espírito Santo.

Segundo Antonio Gilberto, o batismo “é um revestimento e derramamento de poder do Alto, com a evidência física inicial de línguas estranhas, conforme o Espírito Santo concede pela instrumentalidade do Senhor Jesus, para o ingresso do crente numa vida de mais profunda adoração e eficiente serviço para Deus (Lc 24.49; At 1.8; 10.46. 1 Co 14.15,26)”.

Pode-se observar que na história da Igreja desde os tempos apostólicos, a experiência com o Batismo no Espírito Santo é realmente algo que empodera seus seguidores para o serviço cristão, os anima e fortalece, e os encoraja para o enfrentamento das dificuldades da vida cotidiana.

Referência Bibliográfica
- O batismo no Espírito Santo na perpectiva Pentecostal. Joinville: Refidim, 2005. p. 20.
- Grupos de Crescimento. Conhecendo o amor de Deus. Joinville: IEADJO, 2004. p. 79-82.
- WYCKOFF, John W. O batismo no espírito santo. In: HORTON, Stanley M. (Ed.) Teologia sistemática: uma perspectiva pentecostal. 10. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2006. p. 457.
- CABRAL, Elienai. Espírito Santo. In Escola Bíblica de Obreiros. Joinville: EBOJ, 2000. p. 61.
- GILBERTO, Antonio. Pneumatologia. A doutrina do Espírito Santo. In: GILBERTO, Antonio (Ed.) Teologia sistemática pentecostal. 2. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2008. p. 191.

Texto: Márcio Batista
Fonte: Dissertação produzida para a disciplina Teologia Pentecostal da Integralização do Bacharel em Teologia na Faculdade Refidim de Joinville, SC.



______________________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou  trabalhos científicos devem seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site, implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Márcio Batista de Florianópolis, SC, Brasil.

Postagens mais visitadas

Imagem

Vontade de Deus