De Lo-debar à Casa do Rei

1 E disse Davi: Há ainda alguém que tenha ficado da casa de Saul, para que lhe faça benevolência por amor de Jônatas? 2 E havia um servo na casa de Saul cujo nome era Ziba; e o chamaram à presença de Davi. Disse-lhe o rei: És tu Ziba? E ele disse: Servo teu. 3 E disse o rei: Não há ainda alguém da casa de Saul para que eu use com ele da benevolência de Deus? Então disse Ziba ao rei: Ainda há um filho de Jônatas, aleijado de ambos os pés. 4 E disse-lhe o rei: Onde está? E disse Ziba ao rei: Eis que está em casa de Maquir, filho de Amiel, em Lo-Debar. 5 Então mandou o rei Davi, e o tomou da casa de Maquir, filho de Amiel, de Lo-Debar. 6 E Mefibosete, filho de Jônatas, o filho de Saul, veio a Davi, e se prostrou com o rosto por terra e inclinou-se; e disse Davi: Mefibosete! E ele disse: Eis aqui teu servo. 7 E disse-lhe Davi: Não temas, porque decerto usarei contigo de benevolência por amor de Jônatas, teu pai, e te restituirei todas as terras de Saul, teu pai, e tu sempre comerás pão à minha mesa. (2 Samuel 9.1-7)
Quem era Mefibosete? Era filho de Jônatas e neto do Rei Saul.
A  Bíblia fala, no livro de Segundo Samuel, que houve uma guerra sangrenta no monte Gilboa entre os israelitas e os filisteus, onde Saul e seus três filhos foram mortos. Naquela época, Mefibosete ainda era novo, bebê, acredita-se. Quando essa essa notícia chegou em Jizreel, a ama que cuidava de Mefibosete pegou ele para fugir e ao fugir, ela tropeçou e caiu, o menino ficou aleijado dos dois pés e ele acabou indo para Lo-debar.

Pois bem amados, entende-se nesse texto, que a cidade de Lo-debar por estar em um deserto, pode-se conjecturar que é terra da agonia, de desprezo, de dor, de solidão, de lutas.

O nome Lo-debar significa "sem pasto". Era uma cidade que estava em uma terra seca. Nesta cidade, também existiam duas classes de pessoas: mendigos e doentes.

Quando Mefibosete era pequeno, ele morava no palácio com seu pai, quando perdeu sua família, e, ficou aleijado, deixaram-no em Lo-debar.

Neste mundo existem pessoas que nos desprezam, não nos dão valor, podemos ser esquecidos pelo homem, mesmo assim, por Deus não.

Em Lo-debar havia um Príncipe, ou uma espécie de Shake chamado Maquir, filho de Amiel, era um homem rico e poderoso, onde Mefibosete morou durante o tempo em que esteve em Lo-debar.

Mesmo que Mefibosete tenha sido esquecido por todos, ainda sim Deus estava cuidando dele em Lo-debar, e podemos tirar uma lição valiosa disso, mesmo que estejamos nos sentindo no deserto, esquecidos, até sem esperança alguma, Deus não nos deixa morrer no deserto, Ele cuida de nós, como cuidou de Seu povo com Moisés, de Elias, de Elizeu e de tantos outros homens de Deus. Ele cuidou de Mefibosete, pois mesmo estando como mendigo (se é que estava), Deus o via como príncipe!

Em uma cidade no deserto, Deus ainda coloca um homem para ampará-lo em suas dificuldades.

A seguir, vemos também, a história de Mefibosete dar uma grande reviravolta. O rei Davi assume o trono, e uma das primeiras atitudes é lembrar-se da aliança que fez com Jônatas.

Davi então pergunta a Ziba, se havia alguém da casa de Saul para que ele beneficiasse. Ziba então falou: "Ora existe um ainda, que é filho de Jônatas, mas ele é aleijado de ambos os pés". "Aonde está ele" disse Davi. "Está em Lo-debar", disse Ziba.
Nessa parte do texto, eu aprendo uma coisa: enquanto você está em um local de esquecimento - longe da Casa Real - tem alguém citando o seu nome lá na sala do Trono.

Tenha certeza que assim como foi com Mefibosete, assim Deus fará em sua vida. Às vezes você pode estar passando por uma luta, uma prova, uma situação difícil, eu não sei qual é a sua situação, mas, o teu tempo de esquecimento está chegando ao fim.

Texto: Matheus; Ev Rick Silva
Adaptação: Pr Márcio Batista
Foto: King David Palace

Postagens mais visitadas

Imagem

Produções gratuitas

Imagem

Rádio Evangelismo

Imagem

Vontade de Deus