Diaconia cristã

"Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes", (Marcos 12.30,31)
Neste texto podemos observar que além de amarmos a Deus com todo o nosso coração, alma e entendimento, devemos amar o nosso próximo a ponto de dar a ele o que daríamos a nós mesmos.

Creio que a diaconia cristã é responsabilidade de todo o cristão. Segundo o jornal Gospel News, "diaconia é a fé em ação, é uma prática de espiritualidade que significa disciplinas da vida cristã; sendo o serviço uma das facetas de um homem espiritual, que na contramão do pensamento corrente não é medido pelo que tem, mas pelo que é, uma vez que ser indubitavelmente é mais importante do que ter".

E, se isto é verdade, o que temos é para repartir e não apenas ajuntar. Ao chegar no ministério Mais de Cristo, aprendi uma frase bem interessante que traz um aprendizado profundo, "abençoados para abençoar". Sem dúvida, Deus nos dá para que possamos passar adiante, incluindo os necessitados, o próximo conforme Jesus orientou.

Um projeto que achei muito importante, e que participei por muitos anos em Joinville, na IEADJO, foi o Dia Solidário, realizado pela antiga SASEDEP e atualmente o CEEDUC Social. Milhares de pessoas são atendidas com: Orientação Juridica, Exames de Visão e Glicemia, emissão de Documentos de Identidade, Cortes de Cabelo, Manicure, Pintura Facial para Crianças, Cadastro para Alfabetização através do ALVOLER (Alfabetização Voluntaria Ler para Crer).

Um dia em que centenas de voluntários cristãos se unem em um único propósito: Servir o próximo. O Dia Solidario, por exemplo de 2013, onde participei juntamente com 204 voluntários que doaram seu tempo, recursos e dons, alcançou mais de 2,3 mil pessoas, no cumprimento do seu papel social.

Veja as fotos do Dia Solidário em: 2011, 2012 e 2013, datas onde participamos como voluntário: Assessoria de Comunicação e Sala Teens.

Quando chegamos em Florianópolis no ministério Mais de Cristo, apresentamos este projeto ao pastor Júnior Batista, incluindo assim, os profissionais que a igreja possui em sua membresia, e, atender as comunidades mais carentes do continente, destes, os bairros mais próximos da igreja. Um projeto social, denominado "Dia Solidário" que está ainda em processo embrionário.

Nosso projeto "Dia Solidário" no continente é realizar um projeto similar no qual participamos em Joinville, SC:
- Atendimento Pastoral ou Sala da Bênção (Pessoas recebem atendimento pastoral, oração e aconselhamento, convite a salvação);
- Doações de cestas básicas (Arrecadadas no Ministério Mais de Cristo e estabelecimentos comerciais de membros da Igreja);
- Corte de cabelo (Parceria com profissionais e Salão de Beleza)
- Testes de acuidade visual (Realizados por uma Ótica);
- Distribuição de Roupas e Calçados (Arrecadadas no Ministério Mais de Cristo e estabelecimentos comerciais de membros da Igreja);
- Atendimento Jurídico (Com profissionais Advogados e estagiários de Direito).
- Atendimento Médico (Parceria com Médicos cristãos e Clínicas Médicas);
- Exames de Glicose (Parceria com Clínicas de coleta e exames de sangue);
- Aferição de Pressão (Parceria com enfermeiros(as) e Clínicas Médicas);
- Doação de Bíblias (Doadas pelos membros e Editoras cristãs).

Neste mês de maio deste ano, em visita à uma reunião do Conselho de Pastores de Florianópolis (CPF), o presidente do CPF, pastor Rubens Bita Pereira Filho, apresentou aos pastores um projeto parecido com este supracitado e que será desenvolvido pelo Conselho de Pastores da capital.

Acreditamos que este projeto social é de Deus, independente se é uma ideia da SASEDEP, CEEDUC Social, embrionário no Ministério Mais de Cristo ou agora lançado pelo Conselho de Pastores de Florianópolis. Este projeto deve acontecer e todos os cristãos - sejam profissionais, voluntários, empresários e pastores - devem abraçar esta causa e amar o próximo, cumprindo a nossa responsabilidade como cristãos: abençoar porque somos abençoados.

Meus parabéns ao CEEDUC Social pelo belo trabalho social realizado na maior cidade de Santa Catarina, Joinville, SC. Parabéns a IEADJO pela visão e comprometimento com o próximo.

Postagens mais visitadas

Imagem

Vontade de Deus