História da UNIAADJO


Acompanhe abaixo a história da União de Adolescentes da Assembleia de Deus de Joinville. Na criação do livro "O Reino entre Príncipes e Princesas" que conta a história da IEAD Joinville, SC, fiz o levantamento histórico e redigi este breve histórico do Departamento de Adolescentes.

UNIAADJO

Alguns anos atrás, aproximadamente em 1988, já havia departamento de adolescentes nas congregações, mas não havia uma Coordenação Geral.

Pb Levi Lima
O líder de adolescentes da congregação Sede, Pb. Levi Lima, realizou o primeiro Congresso de Adolescentes, festejando os 15 anos das meninas adolescentes, como gratidão a Deus pela oportunidade de tê-las servindo ao Senhor e ingressando no grupo de Jovens, que na época as passavam para o grupo de Jovens nesta idade. “Foi uma festa muito linda, as meninas entraram pelo corredor central vestidas a caráter, como uma festa de debutantes, e os pais gostaram muito. Ficou marcado para aquelas adolescentes, ainda por cima, foi uma grande festa espiritual”, palavras do Pb. Levi Lima. A redação do Jornal FOLHA NOVA assistiu a uma gravação em vídeo VHS cedida pelo Pb. Levi Lima e comprovou a linda festa realizada, parabenizando o projeto. “Realmente era uma reunião diferente, lindos louvores com um coral de adolescentes, fechada com a pregação da Palavra de Deus e batismo no Espírito Santo”, aprovou Pr. Márcio Batista. Logo após Pb. Levi Lima, o departamento de adolescentes passou por diversos líderes do departamento na sede até o ano de 2001.

Lília Pohl
Em 2001, Pr Valmor L. Batista (in memorian) convida a Irmã Lília Pohl para assumir o Departamento de Adolescentes em Joinville.
Irmã Lília Pohl realizou um grande trabalho com várias atividades, entre elas, uma gincana ao nível do campo reunindo os adolescentes com workshops, brincadeiras, arrecadação de roupas e alimentos e palestras específicas aos adolescentes. “Foram momentos de socialização e recreação debaixo da benção do Senhor”, palavras da Irmã Lília Pohl. Foi criado o programa de rádio dos adolescentes dentro da programação oficial da Igreja e por um período esteve no ar trazendo alegria e informações aos pais e adolescentes. Encerra suas atividades no ano de 2002.

Pb Márcio Batista
Após um período de dois anos sem uma coordenação, em Fevereiro de 2004, a diretoria da Igreja Evangélica Assembléia de Deus de Joinville (IEADJO) convida o então Pb. Márcio Batista e sua esposa Irmã Andréa Batista para assumir a UNIAADJO.

Nesta época o departamento de adolescentes tomou corpo, com as seguintes atividades:
- Aprovação da logomarca oficial;
- Oficialização da faixa etária: dos 12 aos 16 anos, e aos 17, o adolescente passa para o departamento de Jovens;
- Oficialização do departamento em vários distritos e congregações;
- Reuniões gerais mensais para a liderança e professores;
- Criação do CCQLA – Curso de Capacitação e Qualificação para Líderes de Adolescentes, visando o aperfeiçoamento da liderança;
- Estabelecimento dos Cultos dos adolescentes nos Distritos e congregações;
- Criação do ADADJO – Um trabalho similar aos Escoteiros, mas com princípio cristão. Com atividades de campo, interação com a natureza, através de lazer, do conhecimento, da preservação, enriquecimento cultural, físico, psíquico e espiritual. Sob a liderança na Irmã Raquel Luz. Mais tarde recebe o nome Escoteiros da Assembléia de Deus de Joinville (ESADJO).
- Formação da primeira diretoria da UNIAADJO:
Coordenação Geral – Pb. Márcio e Andréa Batista;
Secretaria e Tesouraria – Ax. Luiz Eduardo e Eliana Raquel de Oliveira;
Relações Públicas – Nando Felício e Leidi Daiani Correa;
Conselheiro e Música – Ev. Roberto e Tânia Silva.
- Criação do segmento “Espaço UNIAADJO”, no Programa Vida para Todos de Rádio ;
- Criação de 10 regiões da UNIAADJO: realinhando os 22 distritos, melhorando assim a qualidade das ações existentes no departamento.
- Realização do 2º Grande Congresso Geral da UNIAADJO: pela primeira vez, adolescentes de todas as congregações participam de sua festa geral no Grande Coral da UNIAADJO. O preletor convidado foi Pr Ciro Sanches Zibordi/RJ, autor do livro Adolescentes SA da CPAD. No dia 19 de janeiro de 2005, o Pb. Márcio Batista é consagrado a Evangelista e em Julho de 2005 recebe um convite para assumir a UMADJO.

Ev Roberto Araújo Silva
Em Julho de 2005, assume a coordenação geral o Ev. Roberto Antônio de Araújo Silva e sua esposa Tânia Cristina Pereira de Paula e Silva e o Pr. Márcio Batista assume a UMADJO. A diretoria fica composta da seguinte forma: Coordenação Geral - Ev. Roberto Antonio de Araújo Silva e Tânia Cristina Pereira de Paula e Silva; 1º Secretário - Claudiomir Varela e Luciana Bolsonelo; 2º Secretário - Rubens da Silva Junior e Cíntia Fernanda da Rosa da Silva; 1º Tesoureiro - Virgilio Milbratz Junior e Cristiane da Silva Milbratz; 2º Tesoureiro - Juliano Santana Ribeiro e Adriélly Barossi Bandeira Ribeiro.

Reforça o ESADJO, que recebe novo nome “Patrulheiros Adolescentes Exploradores” (PAE), realiza cursos para liderança e lança o tão sonhado projeto: “1ª Edição do Festival de Música e Coreografia” e 3º Congresso Geral da UNIADJO, nos dias 19 a 21 de agosto de 2005, onde os vencedores do festival se unem e surge então o Grupo Impacto. O preletor convidado foi Pr. Jorge Mello do Canadá.

No ano de 2006, acontece o 4º Congresso Geral da UNIADJO, com mais de 2.000 adolescentes, concluindo o 2ª Edição do Festival de Coreografia. O vencendor foi o Grupo “Geração de Adoradores”. O preletor foi Pr Paulinho MPC (MG), trazendo nestes dias mais de 150 adolescentes para Jesus. "Foi o maior congresso de adolescentes já realizado em SC", disse o Pr. Roberto Silva. Neste evento foi lançado o CD do Grupo Impacto, os adolescentes vencedores da 1ª Edição do Festival de Música.

Uma grande aquisição da UNIADJO em 2006, foi o programa de rádio “Comunidade Teen” que traduzido para o português é: “Comunidade Adolescente”. Veiculado na Rádio 107,5 FM às sextas-feiras das 20h às 21h. Há a participação dos adolescentes de Joinville, com segmentos dirigidos às necessidades da faixa etária.

No ano de 2007, acontece o 5º Congresso Geral da UNIADJO, na realização da 1ª Edição da Maratona Bíblica. O preletor convidado foi o Ev. Lorinaldo Miranda de Curitiba/PR e nos louvores Banda Danny Ryos, Banda Musical da Assembléia de Deus de Içara/SC e Grande Coral da UNIADJO. Estiveram presentes mais de 1.500 adolescentes da cidade de Joinville. No encerramento da Maratona Bíblica o grupo vencedor foi do Distrito 06 - Nova Brasília e em segundo lugar o grupo de adolescentes do Distrito 25 - Morro do Meio.

No ano de 2008, foi realizado o 6° Congresso Geral da UNIADJO, nos dias 26 a 28 de setembro de 2008 no Templo Sede da IEAD de Joinville/SC. Os preletores convidados foram: na abertura o Ev. Lorinaldo Miranda de Curitiba/PR e no sábado e domingo o Pr. Jamiel de Oliveira Lopes de Sumaré/SP. Estiveram presentes as cantoras Wanessa Ferreira/SC, Deise Valle/SC e Danny Ryos/SC e o Grande Coral da UNIADJO, com mais de 1500 vozes de adolescentes da cidade de Joinville. No sábado e domingo a tarde aconteceu o encerramento da 2ª Edição da Maratona Bíblica com a premiação de 10 bicicletas entre outros brindes. Estiveram participando do conclave mais de 2 mil e 500 adolescentes de Joinville. Visitaram o evento o grupo de adolescentes da Assembléia de Deus de Blumenau e Jaraguá do Sul.

Em 2009, o pastor Roberto Silva acrescenta mais um "A" na logomarca da UNIADJO, passando a denominar-se "UNIAADJO". Devido o primeiro "A" de Adolescentes e o segundo "A" de Assembléia.

Neste ano, foi realizado nos dias 25 a 27 de setembro de 2009 o 7° Congresso da UNIAADJO e o encerramento da 3ª Edição da Maratona Bíblica com a premiação de 10 bicicletas entre outros brindes. O templo sede em todos os dias esteve completamente lotado, com aproximadamente mais de 1.500 adolescentes de Joinville, para participar do conclave. Esteve louvando ao Senhor o Grupo Judá (adolescentes), o grande coral da UNIAADJO, Bruno e Hillary/SC e entre outros cantores locais. O objetivo do congresso foi batismo no Espírito Santo de 400 adolescentes, o preletor das noites foi o conferencista Marco Aurélio/PR e no final do evento, foi contabilizado mais de 450 adolescentes que foram impactados pelo derramar do Espírito Santo. O conclave foi transmitido ao vivo pela internet, e segundo o Pr. Simeão Lima de São Paulo, um dos preletores do congresso, "nunca vi uma aglomeração tão grande de adolescentes evangélicos nas Assembléias de Deus espalhadas pelo Brasil, estou emocionado e feliz em ver este grande trabalho, é um marco para esta geração de assembleianos e para a nossa denominação neste país, parabéns a IEADJO", disse o pastor à coordenação geral da UNIAADJO.

Pr Márcio Batista
No dia 13 de fevereiro de 2010 às 14h no templo sede da IEADJO foi realizada a primeira Reunião Geral da UNIAADJO de 2010. Como acontece há 7 anos, a reunião tem por objetivo aproximar a liderança da coordenação geral e delinear as atividades do departamento na cidade.

O pastor Natanael de Melo, primeiro vice-presidente da IEADJO, falou sobre o trabalho realizado pelo pastor Márcio Batista junto a coordenação infantil de 2007 a 2009 e o apresentou à liderança como coordenador geral da UNIAADJO. Lembrou a todos que o "pastor Márcio Batista assumiu a coordenação geral no dia 1 de fevereiro na Assembléia Geral Ordinária presidida pelo pastor Arcelino de Melo, presidente da IEADJO e CIADESCP". O pastor Márcio Batista agradeceu a Deus pela oportunidade de estar mais uma vez no Departamento da UNIAADJO e contou com o apoio de toda a liderança, leu I Co 12.12-27. Dissertou que "somos todos membros uns dos outros, a coordenação geral não pode trabalhar sozinha sem a participação da liderança distrital e local, todos somos membros uns dos outros".

Foi apresentado à liderança o lema de 2010, "Adolescentes - fortalecidos em Espírito, cheios de sabedoria e cobertos pela graça de Deus", Lc 2.40.

O programa "Comunidade Teen" é transferido da quarta-feira das 20h às 21h na Rádio 107,5 FM para aos Sábados das 12h 13h. Seguindo o mesmo projeto inicial do programa com os segmentos: Discurso aberto, Estilo Rocha, Direção Certa, Fazendo Bonito e a criação de dois novos segmentos: Opinião Teen com Cleverson Maxwell e Meninas Hoje com a coordenadora geral da UNIAADJO, Andréa Batista. Também os líderes distritais foram convidados para um entrevista no programa, no segmento Papo aberto.

É lançado o projeto para 2010, a criação do CPLAD (Curso para Professores e Líderes de Adolescentes) que será lançado e realizado em Julho de 2010. Um curso direcionado a todos que trabalham ou desejam trabalhar com adolescentes. Com as seguintes disciplinas:
- Qualidades do professor de adolescentes – As características essenciais do educador de adolescentes (Pedagogia)
- Etapas e crises da adolescência – Comportamento, mudanças de temperamento, vida social e a psicologia do adolescente (Psicologia)
- Saúde do adolescente – Mudanças no corpo do adolescente, entendendo as necessidades e conhecendo as transformações vitais na adolescência (Medicina)
- Atividades transformadoras – Gincanas, dinâmicas, brincadeiras, maratonas, teatro (dramatização), música, projetos com os adolescentes (Atividades - Oficina)
- Pastoreando adolescentes – Como deve ser transmitida a Palavra de Deus ao adolescente, aula bíblica e como aplicar a teologia aos teens (Teologia)
- Direito do adolescente – Compreendendo o estatuto da criança e do adolescente (Direito)

Em março de 2010 é criado um novo site da UNIAADJO, no formato de blog, trazendo notícias, aniversários, reflexões, enquetes, indicação de preletores e cantores, artigos e novidades concernentes ao departamento teen.

É lançada no dia 15 de março de 2010 a 4ª. Grande Maratona da UNIAADJO - Fase distrital, para incentivo a freqüência do adolescente na Escola Bíblica Dominical, aos cultos, ao círculo de oração dos adolescentes, avaliação escolar, leitura e estudo da bíblia, contribuição missionária e dramatização evangelística. A FAse distrital estará engajando os 10 melhores adolescentes do campo de Joinville na final no 8° Congresso Geral que dar-se-á nos dias 8 a 10 de outubro de 2010.

Em abril de 2010 é confeccionado dois banner oficiais do departamento com o lema do ano, onde são locados e fixados nos eventos da UNIAADJO nos distritos e congregações de Joinville. O dois banners foram impressos na New Design com a qualidade de impressão fotográfica em 1440 DPI e o tamanho de 1,20m por 1 metro.

Também em Abril é lançado o projeto para sustentar uma menina no Camboja. Segundo o pastor Márcio Batista, "vamos lançar ainda neste ano o culto de missões com a UNIAADJO em toda a Joinville (um culto por mês, na sala ou com igreja) e os nossos adolescentes vão sustentar com uma oferta missionária uma dessas meninas". O missionário Gilmar atua no projeto "Meninas dos Olhos de Deus" no Camboja e apresentou alguns nomes à UNIAADJO para escolha.

No dia 19 de setembro de 2010 foi realizada a Prova Bíblica da 4ª Grande Maratona Bíblica da UNIAADJO.

Nos dias 8 a 10 de outubro de 2010, foi realizado o 8º Congresso Geral da Uniaadjo com o tema "Adolescentes, fortalecidos em Espírito". Também aconteceu o Festival de Teatro, denominado DramaTeen com o tema: As Parábolas de Jesus, os 10 adolescentes vencedores, de toda a cidade, ganharam uma bicicleta de 18 marchas no dia do Congresso. Estiveram ministrando a Palavra os pastores Sérgio Pereira de Joinville/SC e Benhour Lopes de Foz do Iguaçú/PR. Nos louvores esteve o ministro de louvor Vanderson Almeida e Banda de Joinville/SC e o Grande Coral da UNIAADJO. Estiveram participando do Congresso 2,3 mil adolescentes de Joinville, distribuídos nos três dias de evento.

Nos dias 23 e 24 de setembro de 2011 é realizado o 9º Congresso Geral da Uniaadjo. O tema do congresso foi "Adolescente, o Senhor te escolheu e qual tem sido a tua escolha?" Estiveram presentes aproximadamente 2 mil adolescentes nos dois dias de festa. Pregaram a mensagem da Palavra de Deus os pastores Marcos Romano de Curitiba/PR e Silvino Bezerra Jr de Osasco/SP. Muitos adolescentes ficaram maravilhados e tocados pelo Senhor com as mensagens pregadas nos dias do evento. Nos louvores esteve a Banda Ágape de Joinville/SC e o Grande Coral da Uniaadjo.

Um momento importante no 9º Congresso foi a premiação do Adolescente Destaque da cidade. A coordenação avaliou os adolescentes pela frequência na Escola Bíblica Dominical, melhor média escolar nos estudos seculares e melhor nota nas provas bíblicas (eliminatórias) sobre o livro de Provérbios. Os três primeiros adolescentes ganharam um notebook e do quarto ao sexto lugar uma câmera digital cada um. O avô de um dos ganhadores escreveu um bilhete para a coordenação geral, "se eu tivesse condições financeiras suficiente para agradecê-los, não seria o suficiente pelo que vocês fizeram pelos nossos adolescentes, que o Senhor os retribuam pelo maravilhoso trabalho", agradeceu.
Para ver as fotos em alta resolução, acesse: 9º Congresso da UNIAADJO; Adolescente Destaque 2011.

No dia 14 de setembro de 2012, pastor Márcio Batista realiza o Seminário Geral da UNIAADJO para toda a liderança e professores de adolescentes. A palestra foi com o Psicólogo Allan Henrique Gomes, formado em psicologia pela Furb, Allan foi coodernador geral da Umadblu durante alguns anos. Ministrou sobre "Liderar adolescentes com excelência!"

No dia 24 de Novembro de 2012, pastor Márcio realiza o Adolescente Destaque e Aviva Teen Geral. O Adolescente Destaque é uma atividade que foi realizada em toda a cidade e premiou os melhores adolescentes na: Frequencia da Escola Bíblica Dominical, Boletim escolar e Prova de conhecimento bíblico (livro de Apocalipse). O Aviva Teen é uma atividade que busca o batismo no Espírito Santo e a interação dos adolescentes entre os distritos participantes.

Pb Rogério Gravieski
Pr Márcio assume o distrito 48 - Viva Lares em Fevereiro de 2013 e assume a UNIAADJO o Pb Rogério Gravieski.

Em Maio de 2013, realiza o Seminário de Capacitação de Líderes de Adolescentes com palestra do Pb. Mario Gonçalves e Dc. Deive Leonardo.

Foi realizado nos dias 22 a 24 de novembro de 2013 o 11º Congresso Geral da UNIAADJO com o tema "Sou um discípulo aguardando o Mestre". Juntamente com o Congresso houve um fórum aos pais sobre o tema "Pais em Paz" com o pastor José Bernardo da AMME Evangelizar de São Paulo/SP. Participaram do evento mais de 2,3 mil adolescentes nos três dias do evento e foram premiados três adolescentes, Talita da Silva (3), Sérgio Jaraceski (2) e Grazielli Barbosa (1), que se destacaram no projeto Adolescente Destaque - projeto que cobra dos participantes a média escolar, frequencia na Escola Bíblica Dominical e conhecimento bíblico sobre o livro de Atos dos Apóstolos. O preletor foi o pastor José Bernardo de SP. As fotos do evento: (Sábado) e (Domingo).

Autor: Pr Márcio Batista

Postagens mais visitadas

Imagem

Produções gratuitas

Imagem

Rádio Evangelismo

Imagem

Vontade de Deus