5 Perguntas e Respostas


Segue abaixo um trabalho acadêmico realizado na disciplina Bibliologia para o professor Reginaldo Leandro Plácido na Faculdade Refidim de Joinville, SC.

1) O que constitui o terceiro elo da corrente de comunicação da cadeia vinda de Deus para nós?
Para compartilhar os registros de Deus para os homens, que fez parte da canonização e inspiração, foi necessário que se copiassem, traduzissem, recopiassem e retraduzissem esses livros. Também é conhecido como transmissão da Bíblia.

2) Quais as formas, de comunicação de Deus ao homem, utilizadas ao longo da Bíblia?
As formas e meios de comunicação, por exemplo, foram os anjos, lançar sorte (urim e tumim), ouvir a voz de Deus na consciência, da criação, voz audível do Senhor e milagres diretos.

3) Quais os principais pontos, para que os registros escritos se imortalizassem e se tornassem permanentes? Explique cada um.
Os pontos são: Precisão, que é uma das vantagens da linguagem escrita. O leitor precisa então entender claramente a mensagem. Permanência, também não deixa de ser outra vantagem da linguagem escrita. Onde se pode preservar o pensamento ou a expressão, sem perder o lapso da memória, ou por vacilação mental ou intrusão em outras áreas. Objetividade, a transmissão da mensagem deve ser bem objetiva. Seria a soma da precisão e a permanência em uma mensagem. Disseminação, é também outra vantagem da linguagem escrita, que tem capacidade de propagação. Seria o modo exato que Deus escolheu para a transmissão da Palavra.

4) De onde vieram as línguas utilizadas no registro da Bíblia? Explique.
As línguas bíblicas utilizadas na Bíblia vieram das famílias de línguas semíticas e indo-européias. A família semítica se originaram as línguas básicas do Antigo Testamento, que são: hebraico e o aramaico (siríaco). A família indo-européia seriam: o latim e o grego.

5) Por quê o hebraico é uma língua pictória?
É porque ele expressa-se mediante metáforas vívidas e audaciosas, capazes de desafiar e dramatizar a narrativas dos acontecimentos.

Referência Bibliográfica: GEISLER, Norman. Introdução Bíblica / Norman Geisler e Willian Nix; Cap. 11 e 12; São Paulo: Editora Vida, 2006

Trabalho acadêmico da disciplina Bibliologia na Faculdade Teológica Refidim de Joinville, SC.

Postagens mais visitadas

Imagem

Produções gratuitas

Imagem

Rádio Evangelismo

Imagem

Vontade de Deus